Trasporte publico
Transporte Público
Grande problema no Brasil atualmente é o transporte público, com a falta de transporte de qualidade acaba afetando todos desde pessoas de classe baixa a privilegiados em seus carrões de luxo. Já imaginou quanto tempo perdemos todos os dias por causa do trânsito?
Com o aumento do poder econômico das classes baixas e a facilidade do crédito para se comprar um automóvel nas ultimas décadas de 1990 e 2000, grande parte dos brasileiros opta pelo meio de transporte individual. E assim em muitas regiões populosas que se sofre com o problema da urbanização, muitas pessoas deixam de usar o transporte público por falta de conforto e segurança e acabam optando por carros e motos que influenciam para o aumento do trânsito.
Outro assunto que repercutiu essa semana foi que embaixada da França recomenda a turista que evitem os transportes públicos no Brasil por falta de segurança depois de um estupro de uma turista no transporte alternativo no Rio de Janeiro. Esse acontecimento só mostra ao mundo como a situação desse país esta critica.
No levantamento mais recente realizado pelo IPEA em 2011 que 55% dos brasileiros disseram estar insatisfeitos com o serviço oferecido pelo governo. O transporte coletivo no Brasil enfrenta uma série de problemas na área de investimento, em muitas cidades ele é considerado precário ou em número insuficiente para atender a população. Pesquisas apontam que a alta quantidade de carros não é necessariamente um problema, e sim porque a população usa abusivamente, em boa parte em função da falta de alternativa de transporte que sejam acessíveis economicamente, eficientes e confortáveis.
Os ônibus não têm horário certo para passar, são caros, desconfortáveis e pouco integrados com outros modais de transporte. As linhas de metrô, quando existem, são poucas e sofrem dos mesmos problemas
A Secretária de Estado dos Transportes Metropolitanos estima que as perdas financeiras com acidentes de trânsito e engarrafamento em