Trasporte de carga
Em um país de grandes dimensões e com a economia pujante, como o Brasil, o transporte de carga é uma atividade fundamental e necessária para apoiar o crescimento e desenvolvimento da economia. Apesar dos avanços, esta atividade ainda está aquém de atender as necessidades de empresas e consumidores, na velocidade em que as diversas áreas econômicas do Brasil se intensificam. O transporte de carga no Brasil, assim como no resto do mundo, em seus primórdios, era feito por animais e por pequenas embarcações. No final do século XIX, esta atividade ganhou um grande impulso por conta do advento da locomotiva á vapor e a instalação de linhas férreas. Contudo, ganhou maior relevância em meados do século 20 com a instalação de grandes empresas montadoras de veículos e incentivos a construção de estradas. No Brasil há um ministério governamental específico que formula, orienta, coordena e executa ações, estudos e pesquisas necessárias ao planejamento de transporte no país. Em 2001 houve uma reformulação interna neste ministério, onde foram criados departamento específicos para as principais modalidades de transportes. São eles: Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Conselho Nacional de Integração de Política de Transportes Terrestres;(CONIT), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT)
Atualmente o transporte rodoviário de carga é o meio de transporte mais utilizado no Brasil, os agentes que atuam nesta atividade são transportadoras na figura de pessoa jurídica e transportadores autônomos, além de transporte com frota própria que as empresas utilizam para transportar os produtos até os clientes.
O transporte de carga é o elemento mais representativo nos custos logísticos, por isto a importância de um gerenciamento eficaz dos custos e operação. Situação atual do mercado a qual a empresa pesquisada está inserida:
A indústria de