trasnportes para a copa Rio
Prefeito do Rio afirma que o metrô e BRT serão os principais meios de transporte na cidade durante os jogos no Maracanã
Antes do pontapé inicial de cada um dos sete jogos da Copa do Mundo no Maracanã, as atenções estarão voltadas para a chegada dos torcedores. Os serviços do metrô e o BRT Transcarioca serão as estrelas. Pelo menos três estações do corredor expresso de ônibus entrarão em funcionamento já no início de junho e farão a ligação do Aeroporto Internacional à Barra, com integração na estação do metrô em Vicente de Carvalho.
“Não teremos todas as estações do BRT, pois é complexo. O funcionamento pleno pode levar até seis meses”, informou o prefeito Eduardo Paes. Cerca de 600 mil turistas são aguardados no Brasil, já que 56% dos ingressos dos jogos foram vendidos para estrangeiros.
A ligação do BRT ao metrô facilitará o transporte de passageiros que chegarem, já que a prefeitura espera que 20% do público dos jogos não vá pernoitar na cidade. A estimativa é que pelo menos 84% dos espectadores utilizem o metrô, a integração metrô/BRT ou o trem para ir ao Maracanã.
Rodovias
Ampla malha rodoviária interliga a Cidade do Rio de Janeiro ao interior fluminense e aos demais estados da federação.O Estado foi o pioneiro nacional na privatização das operações rodoviárias e hoje colhe os benefícios de um sistema em ótimas condições de manutenção.
Aeroportos
No município do Rio de Janeiro localizam-se três aeroportos: o internacional, Aeroporto Antônio Carlos Jobim, com capacidade alterada de 15 milhões para 30 milhoes de passageiros/ano.
Taxis
Detran do Rio de Janeiro oferece curso de idiomas para 120 taxistas. Com a Ideia de capacitar profissionais para atuar com mais desenvoltura diante do público estrangeiro na Copa do Mundo e nas Olimpíadas , as aulas gratuitas, realizadas em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no Centro de Vocação Tecnológica (CVT) de Manguinhos, já estão na quinta edição e incluem inglês, espanhol