Os Impactos Sociais e Ambientais dos Megas Eventos
EVENTOS COMO EXEMPLO: EVENTOS ESPORTIVOS
COPA DO MUNDO 2014 - OLIMPÍADAS
DE QUE MANEIRA OS EVENTOS PODEM TRAZER CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS NA SOCIEDADE?
IMPACTO AMBIENTAL, URBANO, ECONÔMICO, SEGURANÇA PUBLICA, MOBILIZAÇÃO, SOBRE CARGA NO TRANSPORTE PUBLICO, MUNDANÇAS NA INFRA ESTRUTURA, EXCESSO DE TELECOMUNICAÇÃO, CONSUMO ALTO DE ENERGIA,PROBLEMAS NA SUTENTABILIDADE AMBIENTAL, MUDANÇAS CULTURIAS, REPERCUSÃO DO PAÍS NO MUNDO , TUDO ISSO PODE SER AS CAUSAS DOS IMPACTOS DE UM MEGA EVENTO (EX. COPA DO MUNDO)
EXEMPLO DE "UM" IMPACTO NEGATIVO: É O IMPACTO URBANO E SOCIAL, ONDE ATÉ A COPA DO MUNDO DE 2014, VÃO SER REMOVIDAS QUASE 30 MIL PESSOAS DO RIO DE JANEIRO , VIOLANDO SEUS DIREITOS HUMANOS. E MAIS 130 MIL CORRE O RISCO DE SEREM REMOVIDAS DE SUAS MORADIAS NAS CAPITAIS SEDES DA COPA. ALÉM DE ALTOS INVESTIMENTOS EM ESTÁDIOS, DIVIDINDO A OPINIÃO PUBLICA, POR FALTA DE PLANEJAMENTO COM O DINHEIRO PUBLICO, PARA UM EVENTO DE 30 DIAS.
ESSES EXEMPLOS SÃO SEMPRE OS MESMOS?
NÃO, CADA EVENTO TRAZ UMA CONSEQUÊNCIA DIFERENTE, NA MAIORIA DAS VEZES SOCIAIS, OUTRAS AMBIENTAIS, VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS DE PROBLEMAS SOCIAIS NAS CIDADES QUE SEDIARAM OS JOGOS OLÍMPICOS:
CIDADE ANFITRIÃ "SEUL 1988":
CERCA DE 720.000 PESSOAS DESPEJADAS (9% DA POPULAÇÃO TOTAL), AUMENTO DOS PREÇOS IMOBILIÁRIOS, FALTA DE TRANSPARÊNCIAS NOS PROCESSOS DE TOMADA DE DECISÕES, MUDANCA NA REGULAÇÃO URBANA PARA CONSTRUÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS OLIMPICAS
CIDADE ANFITRIÃ "BARCELONA 1992":
AUMENTO DE 150% NOS CUSTOS DE HOSPEDAGEM (A HABITAÇÃO SE TORNOU TÃO INACESSÍVEL QUE PESSOAS DE BAIXA RENDA FORAM OBRIGADOS A DEIXAR A CIDADE)
CIDADE ANFITRIÃ "VENCOUVER 2010":
CRIMINILIAÇÃO E A REMOÇÃO DOS SEM TETOS
CIDADE ANFITRIÃ "LONDON 2012":
DISTORÇÃO DO MERCADOS RESIDENCIAL IMBOBILIÁRIO, ASSÉDIO AOS TRABALHADORES, APURAMENTOS DOS ASSENTAMENTOS, FIRMAS E ATIVIDADES ESPORTIVAS; DESVIO DOS FUNDOS DA LOTERIA DESTINADOS A FINANCIAR ONGs, AUMENTO DA