Intermodais
Centro de Educação a Distância
Superior de Tecnologia em Logística
Atividades Práticas Supervisionadas
INTERMODAIS
Prof. Me. Ademir Cavalheiro Leite
A INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA NO BRASIL
Diego de Oliveira Zaia – RA 340354
José Arimatea de Oliveira – RA 340352
Cecília Helena Coimbra Serra – RA 340347
Sidnei Roberto Rodrigues Dias – RA 340299 Mariane Souza Rocha Tamaio – RA 340244
Marcos Barbosa – RA 340408
Araçoiaba da Serra/SP
2012
ÍNDICE
Etapa 1 – A Evolução do Transporte.
Etapa 2 – Matriz de Transporte Brasileira.
Etapa 3 – A Situação Atual da Infraestrutura Logística Brasileira.
Referências Bibliográficas
ETAPA 1: A EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE
Transporte Terrestre
Os meios de transportes sempre foram importantes na vida humana, porém nem sempre houve esta infinidade de opções em termos de transportes. Na antiguidade quando os caçadores iam para a floresta em busca de animais que serviriam para a sua alimentação e de sua família também, necessitavam de fazer muito esforço físico para fazer o transporte do animal, quanto maior era a presa maior era a dificuldade de locomação.
Mas com o passar do tempo o ser humano foi desenvolvendo e aperfeiçoando-as técnicas do transporte. A técnica de rolagem consistia na utilização de grandes rolos de madeira para deslocar um urso abatido, por exemplo, com auxilio dos rolos e alavancas. Vimos então, portanto o aparecimento de uma nova solução, as alavancas também foram importantes inventos. Já no antigo Egito já utilizavam os carros de guerra que eram leves e para cada função do carro eram utilizadas madeiras que melhor se adequassem ao carro. Os carros egípcios alcançam uma grande velocidade obtendo vantagem decisiva nos confrontos.
Mais tarde, já no império romano as estradas foram fundamentais para expansão do império e cumpriam três objetivos: movimentar, as tropas pelo império, a