Transtornos no trabalho
Resumo
O objetivo deste estudo foi descrever sobre os afastamentos do trabalho por motivo de transtornos mentais, e como lidar com o colaborador que apresenta estes distúrbios.
O ambiente organizacional é caracterizado, freqüentemente, por uma estrutura formal e burocrática, que dificulta a comunicação entre as pessoas. Esta situação, somada aos problemas pessoais, conduz o trabalhador a uma sensação de impotência e insatisfação pessoal trazendo como conseqüência alguns transtornos que geram absenteísmo. Os transtornos podem ser de ordem genética, ou ter desencadeamento por alguns fatores que desrespeitam os limites pessoais, tais como redução de horas de sono e sobrecarga de trabalho, abuso na ingestão de álcool e má alimentação.
O presente trabalho foi elaborado a partir de algumas pesquisas bibliográficas, que tratam a respeito de como os transtornos psicológicos podem afetar a vida pessoal e profissional das pessoas. Foram pontuados três tipos do transtorno mentais, e a importância de uma atenção maior voltada para a saúde mental do trabalhador, visto que o trabalho é uma necessidade na vida da maioria das pessoas e é essencial que sejam tomadas atitudes para que ele não se transforme num grande vilão da doença.
Palavras-Chave: Transtornos Mentais, Organização, Colaborador
ABSTRACT
The aim of this study was to describe about absences from work due to mental disorders and how to deal with the these disorders developerment that has. The organizational environment is characterized often by a formal and bureaucratic structure, which difficult communication between people. This situation, added with personal problems, leading to the worker a sense of powerlessness and personal satisfaction as a result bringing some disorders that cause absent-time. The disorders may be genetic order, or have triggered by some factors that violate personal boundaries, such as reduced hours of sleep and overload of work,