TRABALHO TRANSTORNO MENTAL
CURSO DE SAÚDE MENTAL: PREVENÇÃO, PROMOÇÃO RECUPERAÇÃO
DISCIPLINA DE REPOSIÇÃO: TRANSTORNOS MENTAIS I
SUELENE GONÇALVES DOS SANTOS
CONCEITOS DE TRANSTORNO MENTAL, FATORES DESENCADEANTES, MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS TÍPICAS, DIAGNOSTICO: IMPORTÂNCIA E CRITÉRIOS BÁSICOS.
TERESINA
2014
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho propõe-se a investigar o fenômeno do transtorno mental dentro da perspectiva multideterminista, explanando as inúmeras variáveis biológicas, ambientais, sociais e culturais sobre a manifestação singular e subjetiva dos sintomas. Para tanto referenciou-se em teóricos e manuais internacionais que abordam cientificamente o tema, com os quais pretendeu-se estabelecer uma discussão crítica sobre as possibilidades e desafios desse campo teórico.
Como afirma Souza (2006), tomar a saúde como mais do que ausência de doença tem aspectos positivos, sobretudo do ponto de vista da saúde coletiva, na medida em que permite cuidar de aspectos ligados ao meio ambiente, às desigualdades econômico-sociais, indo muito além de uma perspectiva meramente curativa.
Assim, admitir a pluralidade de contingências que afetam o desencadeamento e a manifestação do transtorno mental, é lançar mão de um olhar mais completo e positivo sobre a pessoa portadora de transtorno mental, contribuindo para difusão de uma prática de cuidados e atenção em saúde mais humanas e para a construção de diretrizes de tratamento mais eficientes, na medida em que ultrapassa as barreiras da mera classificação da doença e singulariza a terapêutica de cada sujeito.
Dessa forma, preconiza-se o desenvolvimento da cidadania e autonomia social, abrindo espaço para a consolidação de estratégias mais completas e humanizadas no trabalho com a saúde mental.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Histórico do transtorno mental
Sabe-se que em diferentes momentos da história, comportamentos desviantes receberam diferentes nomes e