Transtornos mentais no trabalho
Estima-se que 450 milhões de pessoas no mundo sofram com algum tipo de transtorno mental. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma, ainda, que a maioria dos casos não é tratada ou sequer identificada. Segundo a Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Secretaria de Estado de Saúde (SES), as doenças mentais representam cerca de 50% das licenças médicas concedidas aos servidores.
Saúde mental é um termo utilizado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva (a parte da Inteligência, do conhecimento) ou emocional. É estar bem consigo e com os outros, aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as emoções boas e desagradáveis. Reconhecer seus limites e saber buscar ajuda quando necessário.
Transtorno mental é caracterizado por qualquer alteração mórbida do modo de pensar e/ou do humor (emoções), e/ou por alterações mórbidas do comportamento, comprometendo a saúde física e afetiva das pessoas, além de lhes privar de uma boa qualidade de vida. O simples fato de trabalhar pode atingir o corpo dos trabalhadores causando disfunções e lesões biológicas (acidentes de trabalho), mas também pode causar reações psíquicas frente a algumas situações no trabalho. Diversas situações como fracasso, acidente de trabalho, mudança de hierarquia no trabalho (seja uma ascensão ou queda) frequentemente causam transtornos na vida dos trabalhadores.
Se o trabalhador exerce uma função que não possui um significado importante, sem reconhecimento profissional e/ou que esteja constantemente ameaçado em relação a sua integridade física (correndo o risco de se acidentar), também são fatores que podem desencadear processos de transtornos psíquicos.
Existem diversos tipos de transtornos mentais relacionados ao trabalho, e dentre os mais frequentes encontram-se:
* Ansiedade: é uma reação humana normal que todos experimentamos em relação a diversas situações do dia-a-dia. Porém quando os sintomas começam