Questionário sobre piaget- vygotsky- paulo freire
Filosofia da Educação
Nome: Caroline Simões Evangelista
RA: 1220307-1
Curso: Pedagogia 3º Semestre B
São Paulo
2013
Capitulo 16 “Pedagogias históricas sociais e outras tendências”
Piaget- Vygotsky- Paulo Freire 1- Quais as fases do desenvolvimento cognitivo para Piaget?
R: Para Piaget o desenvolvimento cognitivo se divide em quatro estágios: sensório motor (de 0 a 2 anos), intuitivo ou simbólico 9 de 2 a 7 anos), das preções concretas ( de 7 a 14 anos), e das operações formais ou hipotético-dedutivo( a partir da adolescência).
2- E o desenvolvimento afetivo, como ele o apresente?
R: No inicio da afetividade predomina a indiferença entre o bebe e o mundo que o cerca. Depois a criança evolui para o egocentrismo apenas superável na vida adulta ao atingir a reciprocidade e a cooperação.
3- E o moral?
R: Na anomia inicial a consciência moral que seria a ausência de leis, passa pela aceitação da norma externa e atinge a autonomia ou a capacidade de autodeterminação, caminho percorrido pelo desejo ate a construção da vontade, que indica a superação da moral infantil.
4- Como se relacionam o desenvolvimento moral e o afetivo no pensamento Piagetiano?
R: A compreensão de todos os processos ajuda o pedagogo a identificar em que estágio o aluno pode entender determinada informação, por exemplo, entender mapas de seu bairro e acomoda-la em novas formas de organização do conhecimento. O mesmo vale também a pena para a afetividade e para a construção da vida moral, presentes nas diversas formas de interação no grupo.
5- Como você Avalia o pensamento de Piaget?
R: Na teoria de Piaget influencia todas as práticas dos pedagogos que nos ajuda com as fases das crianças e claro que tem seu desenvolvimento e também dar a possibilidade de lidar com as capacidades de cada etapa do desenvolvimento da criança e fazendo com que a criança cresça a ter um bom rendimento tanto escolar quanto