Transtornos mentais no trabalho
Este trabalho visa a compreensão do que é trabalho, ambiente de trabalho e os transtornos mentais causados por estes. Considerando os fatores envolvidos (função, meta, chefe, família, cansaço e etc.) mostraremos o que prejudica a nossa saúde, os tipos de distúrbios, as características e como combatê-los.
Palavras- chave: trabalho, saúde, transtornos mentais.
INTRODUÇÃO
Tanto a palavra “trabalho” como o seu significado fazem parte da vida de cada indivíduo desde que este atinge idade suficiente para ser enviado a escola até o momento em que passa a executá- lo com finalidade de manter-se dentro do grupo em que vive. Assim o trabalho vai muito além da definição de uma atividade qualquer realizada sob remuneração, é necessário conhecer e entender como ela afeta a vida dos indíviduos. Os transtornos mentais mais comuns relacionados ao trabalho são a ansiedade, a síndrome de Burnout, a depressão, o uso de drogas e o estresse.
1. IDEIAS SOBRE TRABALHO
A palavra “trabalho” é adicionada ao nosso vocabulário muito cedo, ou seja, quando pequenos aprendemos que em algumas vezes a saída do pai, da mãe ou de ambos é por um único motivo explícito naquela frase dita por quem irá ficar conosco na ausência dos pais “dá tchau para o papai que ele já vai trabalhar” ou “dá tchau para a mamãe que ela já vai trabalhar” até certa idade não sabíamos exatamente o que aquilo significava apenas choravámos e gritavámos com a saída deles, com o passar do tempo passamos a encarar a situação de forma mais natural, pois sabiámos que não iriam demorar a voltar até que nossos pais começaram a dizer que iriam trabalhar para ganhar dinheiro e comprar tal coisa que eles queriam ou aquilo que nós haviamos pedido. Assim construímos a concepção de trabalho como sendo uma atividade qualquer realizada com o