Transtornos mentais
Processo: transformação lenta e insidiosa da personalidade, decorrente de alterações psicologicamente incompreensíveis, de natureza endógena. (ex: EQZ)
Desenvolvimento: evolução compreensível da personalidade ao longo da vida.
Normal: traços de caráter
Anormal: transtornos da personalidade, neuroses.
Crise/ ataque: surgimento e término abrupto que levam segundos ou minutos (ex: crise epilética, ataque do pânico).
Episódio: duração de dias ou semanas (ex: episódio depressivo).
Surto: agudo, repentino, fazendo eclodir uma doença de base endógena. Produz sequelas, danos à personalidade ou cognição (ex: 1° surto esquizofrênico).
Transtorno de ansiedade:
São transtornos neuróticos, ansiedade é um estado de humor desconfortável, caracterizado por tensão física (sintomas corporais) e apreensão negativa em relação ao futuro é algo natural e positivo se não for interno, caso contrário, pode ser caracterizado por um transtorno; ansiedade é primária.
Algumas manifestações:
Mentais: inquietação interna, preocupações exageradas, insônia, insegurança.
Somáticas/ fisiológicas: taquicardia, tensão muscular, dispneia, tremores, sudoreses, parestesias.
Motores: inquietação, atividade motora sem objetivo.
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) – F411
Presença de sintomas primários da ansiedade, sentidos como difícil de controlar na maior dos dias, por pelo menos várias semanas ou 6 meses. Não estão associados a nenhum objeto ou situação particular. É intensa e mais prolongada que o T. do pânico. Sintomas: inquietação ou sensação de excitação ou de estar no limite, ficar facilmente cansado, dificuldade para se concentrar ou sensação de a mente ficar em branco, irritabilidade, tensão muscular, distúrbios do sono, não deve preencher critérios para episódios depressivos, transtornos fóbicos ansiosos, T. pânico ou TOC, não deve ser a efeito de drogas ou mediações ou doença orgânica.
Transtorno do Pânico – F410
Envolve breves períodos de