Transtornos mentais
CURSO DE psicologia
transtornos mentais
curitiba
2012
transtornos mentais
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como avaliação parcial do 2º Bimestre, 2º Período, em Neurociências aplicada à Psicologia
Orientador: Prof Paulo
Curitiba
2012
A Neurologia estuda o diagnostico e o tratamento dos distúrbios do sistema nervoso. A Psiquiatria tem um foco diferente, ela se preocupa com o diagnostico e o tratamento dos transtornos que afetam a mente ou a psique.
O ambiente e a hereditariedade interagem e transformam o encéfalo em seu produto, que por sua vez em atividade será o responsável pelo comportamento humano. O ADN é um fato determinante individual, a menos que a pessoa tenha um irmão gêmeo, ou seja, o encéfalo é fisicamente diferente de todos os outros. Outro fator que o faz único são suas experiências vividas. A doença mental é diagnosticada quando o indivíduo apresenta distúrbios de pensamento, humor ou dificuldades de adaptação ou objeções funcionais.
O surgimento da Psiquiatria como uma disciplina foi um grande avanço na secularização dos transtornos mentais, onde era uma disciplina voltada para o tratamento destes transtornos.
O neurologista e psiquiatra Sigmund Freud teve uma grande influência nesse ramo. Apresentou a teoria da Psicanálise que se baseou em duas hipóteses, a primeira que grande parte da vida mental é inconsciente, e a segunda é que as experiências passadas, principalmente as da infância, determinarão o comportamento da pessoa para o resto da vida. Em sua teoria Freud descrevia o transtorno mental como resultante dos conflitos conscientes e inconscientes, e que o tratamento eficaz seria ajudar o paciente a desvendar os segredos do inconsciente suprimidos pela consciência.
Skinner defendia uma teoria diferente, acerca da personalidade, a hipótese de Skinner sobre