transtornos mentais
A psicologia desenvolvimental é um campo do conhecimento dinâmico e em evolução que tomou forma a partir do livro de Thomas Achembach, publicado em 1974 se desenvolveu principalmente integrando perspectivas sociais e genéticas e desenvolvi mentais.
A psicopatologia desenvolvimental está progredindo nesse campo, busca entender as origens e o curso dos transtornos mentais.
No começo era utilizada para entender os transtornos mentais da infância, mas com os estudos passaram a mostrar uma importante continuidade dos transtornos entre a infância, adolescência e vida adulta.
Conceitos e abordagens são utilizados para compreender como e porque determinados indivíduos desenvolvem transtornos mentais.
Os transtornos mentais surgem a partir de inter-relações dimensionais que são os fatores biológicos, genéticos e psicológicos, também com características ambientais como o cuidado parental e social que inclui nível socioeconômico e rede de apoio social.
È importante que seja demonstrada a presença de relação de causa e efeito entre fatores de riscos ambientais e transtornos mentais.
Maus tratos na infância e abuso alteram funcionamento do eixo-hipotálamo, epítese – adrenal, podendo levar a depressão na idade adulta, sintomas depressivos podem levar a demissão de emprego, podem destacar o processo psicopatológico, levando á um episódio depressivo, mas não é a causa, tal evento pode ser o recomeço num outro trabalho, como também o empobrecimento que ainda pode gerar violência ou atos criminosos.
Entendendo o mecanismo de ação dos agentes causais
É fundamental entender se um determinado fator atua por via ambiental ou genética, depois entender como o efeitos ambiental desenvolvendo os transtornos mentais e como os genes também ultrapassam a pele no sentido contrário, observando os comportamentos.
Dados sobre os efeitos epigenéticos do abuso na infância estão