Transtornos alimentares
Possuem características obsessivas culminando em concentração deficiente e desempenho social comprometido. Sintomas específicos da Anorexia:
1. Manutenção de um peso corporal cerca de 20% abaixo do normalmente esperado, considerando o IMC (Índice de Massa Corporal).
Esse cálculo é feito dividindo o peso (em kilogramas) pelo quadrado da altura (em metros, incluindo os centímetros) e em seguida compará-lo com uma tabela específica.
[pic]
2. Medo intenso de ganhar peso – ficar obeso(a) - mesmo estando abaixo do IMC. Sintomas específicos da Bulimia:
2.1 - Episódios recorrentes de excessos alimentares (ingestão de grande quantidade de alimentos em curto espaço de tempo). Sensação de falta de controle no episódio onde a pessoa afirma não poder controlar a ingestão de alimentos.
2.2 - Ter em média dois episódios de excessos alimentares por semana por pelo menos três meses. A preocupação excessiva e persistente com o peso e a forma corporal leva a pessoa – após os episódios – recorrer ao vômito auto-induzido. Utiliza laxantes, diuréticos, exercícios físicos extenuantes ou dietas severas para evitar a idéia de engordar.
Esta primeira abordagem do tema - A DA PSIQUIATRIA BIOLÓGICA – explica de modo científico os transtornos com alimentos que qualquer pessoa pode sofrer em algum tempo de sua vida.
Mas - excetuando estes transtornos – existem outros de ABORDAGEM PSICOEMOCIONAL muito mais comuns e corriqueiros e que nem por isso deixam de serem perturbadores. Se não, vejamos:
“Ela acabara de almoçar. Um cardápio realmente de classe por apenas R$ 35,00 por