Transtornos alimentares
UNOCHAPECÓ
TRANSTORNOS ALIMENTARES
Acadêmicos: Ana, Alessandra, Carla, Gladis, Manuela, Simone Epifanio. Curso: Nutrição 6° período. Disciplina: Nutrição clínica II.
Chapecó - SC, setembro/2012
Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ.
Área: Ciências da saúde.
Curso: Nutrição-6° período.
Professora: Karine Kreuz.
Disciplina: Nutrição Clínica II.
TRANSTORNOS ALIMENTARES
Acadêmicos: Ana, Alessandra, Carla, Gladis, Manuela, Simone Epifanio.
Chapecó - SC, setembro/ 2012.
TRANSTORNOS ALIMENTARES
Os transtornos alimentares são caracterizados por transtornos psiquiátricos que afetam principalmente adolescentes e adultos do sexo feminino, podendo levar a grandes prejuízos psicológicos e biológicos, podendo levar inclusive o paciente a óbito (ALVARENGA, SCAGLIUSI, PHILIPPI, 2011). Os transtornos alimentares mais conhecidos são a anorexia e bulimia nervosa, no entanto existem outros transtornos relacionados à alimentação, como abordado na seqüência.
1. ANOREXIA NERVOSA
1.1 Conceito Caracterizada por grande perda de peso devido a uma dieta restritiva quantitativa e qualitativa na busca pela magreza, que pode levar à caquexia (CLAUDINO; BORGES, 2002). Geralmente a anorexia se inicia com dietas decorrentes da insatisfação do paciente com sua imagem corporal. A dieta é tipicamente hipocalórica, de normal a hiperproteica, e em relação aos carboidratos e lipídeos pode ser variada de hipo a hiperglicidica e lipídica, respectivamente (ALVARENGA, SCAGLIUSI, PHILIPPI, 2011). Inicialmente os pacientes