Todos pela educação rumo a 2022
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
ANÁLISE CRÍTICA DO DOCUMENTO “TODOS PELA EDUCAÇÃO RUMO A 2022”
DANIELA MARTINS
Florianópolis – SC
2011
DANIELA MARTINS
ANÁLISE CRÍRICA DO DOCUMENTO
Análise Crítica do Documento “Todos Pela Educação Rumo a 2022”, apresentado ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis/SC – como atividade avaliativa da disciplina de Estado e Políticas Educacionais.
Professor (a) Orientador (a): Eneida.
Florianópolis – SC
2011
* INTRODUÇÃO
O escopo deste trabalho está em descrever uma análise crítica sobre o documento “Todos Pela Educação Rumo a 2022”. Cujo documento foi criado em novembro de 2006 por empresários com o objetivo de apresentar dez mensagens que servirão para contribuir no alcance das cinco metas propostas por eles para a qualidade da educação no Brasil. “Rumo a 2022”, significa que até esse ano pretende-se alcançar as metas propostas, sendo também o ano da comemoração dos 200 anos da Independência política no Brasil. O documento como já citado foi criado por empresários, sem que houvesse consulta aos profissionais da educação. Por isso ao ser analisado traz outros objetivos além do que apresentam. Eles tendem com o documento introduzir na consciência das pessoas suas ideias hegemônicas no que dizem a respeito da educação. Assim esse trabalho tem como objetivo apresentar as ideias dos empresários e uma análise crítica sobre isso.
* DESENVOLVIMENTO
Os empresários se referem ao documento “Todos Pela Educação Rumo a 2022”, como um guia, pelo qual, todos possam segui-lo, para assim mudar a educação do nosso país. Tem como público-alvo principalmente a mídia e aqueles que se disponham a levar as pessoas as ideias por eles propostas. Esses meios contribuem para que essas ideias cheguem às pessoas. Porém são ideias hegemônicas, aparentemente são boas e ideais para a qualidade da educação, não deixam de