Conselho escolar
O CONSELHO ESCOLAR E SUA CONTRIBUIÇÃO NA MELHORIA DOS INDICADORES ESCOLARES / SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA BÁSICA DO CEARÁ (SPAECE)
ALESSIO COSTA LIMA
AVALIAÇÃO ESCOLAR
?
No escuro… …estudantes, escolas e sistemas educacionais parecem iguais…
Mas com um pouco de luz…
Mas com um pouco de luz… …importantes diferenças ficam aparentes….
SISTEMA DE AVALIAÇÃO SURGE COMO RESPOSTA PARA VÁRIAS QUESTÕES:
Que qualidade queremos para nossas escolas? Como contribuir para a melhoria da qualidade? Como aferir a qualidade do ensino? O que está sendo gerado no setor educacional? Quem explica e interfere nos resultados escolares?
FINALIDADE DA AVALIAÇÃO DE SISTEMA
Diagnosticar a realidade educacional; Acompanhar a evolução do sistema educacional; Melhorar a eficiência, a Definir políticas educacionaisqualidade e a equidade do e correção de rumos desistema escolar programas e ações; Verificar o impacto das políticas nos resultados educacionais.
RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES X CONSELHOS ESCOLARES
COMPETÊNCIA DO CONSELHO ESCOLAR
Deliberativa: diz respeito à tomada de decisões quanto ao direcionamento das ações pedagógicas, de gestão e administrativo–financeiras da Unidade Escolar. Consultiva: refere-se à emissão de pareceres para esclarecer dúvidas sobre situações decorrentes das ações pedagógicas, de gestão e da área administrativo-financeira, bem como a proposição de alternativas de soluções e procedimentos para a melhoria da qualidade do trabalho escolar, respeitada a legislação em vigor. Normativa: diz respeito ao estabelecimento de normas para o direcionamento das ações pedagógicas, de gestão, e administrativo-financeira da Unidade Escolar, respeitada a legislação em vigor. Fiscalizadora-Avaliativa: se refere ao acompanhamento sistemático e ao controle das ações desenvolvidas pela Unidade Escolar, objetivando a identificação de problemas e verificando a adequação