Conselho escolar
MINISTE0RIO DA EDUCAÇÃO. Conselho escolar Gestão democrática da educação e escolha de diretor. Brasilia-DF. Novembro, 2001 (Programa Nacional de fortalecimento dos conselhos escolares) ¹ Eliana Alves Matias da Silva ² Waldirene Nunes Serra ³ Vera Lucia Melo de Souza
A abordagem que será feita do texto, Programa Nacional dos Conselhos escolares, hora se trata de escolha do diretor.
I - Gestão de democrática: a participação cidadã na escola.
O que é participação? A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Neste sentido a participação construiu uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelo diferentes atores que constrói o cotidiano da escola. Os processos de participação constituem, eles próprios, processo de aprendizagem e de mudanças culturais a serem construídos cotidianamente.
Porque a educação é um direito de todo cidadão? A importância da ação política pela educação na medida em que esta constituiu um direito social. A educação como pratica social, constituiu direitos sociais do individuo. Historicamente muitas lutas foram desenvolvidas buscando esses direitos a todos. A defesa da escola publica gratuita para todos como deve ser do estado e direito dos indivíduos tem sido uma constante na realidade brasileira, sobretudo após 1930.
A educação só ocorre na escola? Qual o papel da instituição social? Por educação entendemos todas as manifestações humanas que buscam a apropriação da cultura produzida pelo homem. A escola nesse cenário é o espaço privilegiado de produção e socialização do saber e se encontra organizada por meio de ações.
___________________________________
¹, ², ³ Acadêmicas do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Pólo Chaco, turma SPDN 45- Belém-Pará.
Educativas