Tecnologia aplicada a educação
Prof.ª Ma. Gilse T. Lazzari Perosa
Autores:
Adriana Maria da Silva RA 297322
Aparecida F. dos Santos RA 297351
Ione Trentin Bortolo RA 297444
Jhonatam D. de S. P. dos Anjos RA 297457
Joventina C. de Sousa RA 297321
Tecnologia na Educação
Como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula, computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos podem ser aproveitados no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado. Apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam ficam muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores, pois não conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares.
Ainda não podemos afirmar que está tento uma revolução tecnológica, pois a escola está organizada de uma forma estrutural por causa dos órgãos superiores no comprimento de rotinas burocráticas e falta de preparo dos profissionais de educação.
Os profissionais da educação precisam-se conscientizar para que a escola assuma uma nova posição no processo educativo, precisa inovar-se e adaptar-se para a realidade da sociedade moderna. Portanto, é importante uma transformação que busque uma nova ótica, mais participativa, mais ética, tecnologicamente mais exigente, com professores e gestores capazes de promover adequadamente mudanças necessárias.
Importância da Tecnologia na Sala de Aula
A tecnologia é uma das aliadas da sala de aula, pois é uma ferramenta que o professor pode enriquecer o seu trabalho e aumentar a descoberta dos alunos com os novos saberes, instiga a curiosidade, incentiva a pesquisa e leva o professor e o aluno a conquistar um mundo novo mais rico de possibilidades. Uma integração do professor com as tecnologias fará pensar numa nova forma de desenvolver suas aulas