conselho escolar
EXPEDIENTE
Prefeita de Fortaleza
Luizianne de Oliveira Lins
Secretária Municipal de Educação
Ana Maria de Carvalho Fontenele
Comissão Provisória de
Implementação do Fórum Municipal dos
Conselhos Escolares de Fortaleza
Ana Aline Santos da Silva
Cefisa Maria Sabino Aguiar
Iracilda de Souza Duarte
Magda Maria Pereira dos Santos
Maria Virgínia Eloy Guimarães
Rosa Maria da Silva Lucas
Sônia Régia Pinheiro de Moura.
Edição e Revisão
Assessoria de Comunicação da SME
Edição de arte
Norton Falcão
Ilustração
Rafael Limaverde
Tiragem
3.000
Impressão
Marcograf
Conselhos Escolares em Movimento
APRESENTAÇÃO
Caros (as) Conselheiros (as) Escolares,
Uma escola democrática implica no fortalecimento do exercício da Cidadania. Entre os mecanismos de participação presentes no interior da escola encontrase o Conselho Escolar enquanto organismo colegiado, campo pedagógico de aprendizado das noções de direitos e deveres; base da compreensão e desenvolvimento do conceito de cidadão consciente.
É fator determinante para uma efetiva atuação do
Conselho Escolar que este seja participativo e transparente em suas ações e procedimentos, alertando cada conselheiro para sua real função e o exercício desta de maneira responsável.
Não basta a simples junção de pessoas para se dizer que existe um Conselho Escolar. Ele cria vida e movimento quando existe um processo sistêmico e orgânico, favorecendo o desenvolvimento integral da comunidade escolar. Dessa forma, a escola democrática, autônoma e inclusiva que queremos depende muito da participação integral de seus membros.
A Secretaria Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Conselhos Escolares de Fortaleza com a finalidade de formar Conselhos Escolares atuantes, com cidadãos críticos e conscientes que contribuam para o fortalecimento da autonomia da escola, apresentam nesta Cartilha orientações e reflexões necessárias à organização e