Merchandising
É cada vez mais comum nos depararmos com propagandas disfarçadas de dica em novelas ou assistir ao “recadinho” de um apresentador entre dois quadros de uma atração de variedades. É chamado merchandising.
O QUE É MERCHANDISING?
• É uma publicidade inescapável, encaixada no corpo dos programas e novelas televisivas.
• Esforços de comunicação realizados no ponto-de-venda de produtos ou em locais de uso de serviço.
• Como peça de comunicação básica, o merchandising utiliza qualquer tipo de material impresso, de madeira, plástico ou metal, contendo desenhos, frases e fotografias.
• Ultimamente, com o grande avanço da eletrônica e da informática, começam a surgir outros formatos de merchandising, como terminais de vídeo (inclusive interativos) e diversos tipos de placas luminosas (com ou sem motivação).
Merchandising Editorial, ou Tie-In
É a prática de inclusão sutil de produtos, serviços, marcas e empresas em obras de entretenimento, principalmente audiovisuais, como novelas, filmes, games etc.
Representadas por aparições sutis de um refrigerante no bar da novela, da sandália que a mocinha da história usa explicitamente ou uma caixa de suco na mesa do café da manha, o Tie-in aparece com destaque em meio a cena e algumas vezes com um texto adaptado ao roteiro para complementar a promoção de um produto.
O Tie-in é uma ação integrada ao desenvolvimento do esquema editorial, por encomenda e possui custos mais elevados que os da propaganda em si, pois é "digerida" pelo publico com muito mais facilidade do que os comercias comuns nos intervalos.
Apesar de sempre ser considerada como o “merchandising”, o Merchandising Editorial ou Tie-in não têm nenhuma relação com o verdadeiro merchandising.
[pic] [pic] [pic]
Nos esportes, eventos artísticos, musicais e comunitários, a presença de marcas, slogans, símbolos ou cores no espaço cênico, material