Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
Os neurotransmissores, dopamina e noradrenalina encontram-se reduzidas fazendo com que as atividades do córtex pré-frontal seja menor.Essa região é a mais evoluída do cérebro e supervisiona as funções executivas:Observa,direciona,organiza e faz a manutenção d atenção e do auto-controle.
Essa disfunção é crônica, herdada na grande maioria das vezes, daí sua presença desde a infância, Ao contrário do que se pensava antigamente, o TDAH não é superado na adolescência: cerca de 65% das crianças diagnosticadas como portadoras de TDAH continua com os sintomas quando atinge a idade adulta. hiperfuncionamento do córtex pré-frontal
Pessoas com TDAH apresentam características bem definidas como a presença de dificuldades de concentração,distração,dificuldade de ouvir,falta de controle dos impulsos,desorganização,adiamento de tarefas,tendência a executar várias tarefas ao mesmo tempo,deixando a maioria inacabada,dificuldades de planejamento,problemas de memória a curto prazo,dificuldades em seguir regras,julgamento errôneo,ansiedade crônicas, apatia,falta de motivação e hiperatividade.
Hiperfuncionamento do Sistema Límbico
O córtex pré-frontal estabelece uma relação com o sistema límbico: quando este fica hiperativo, as emoções tendem a tomar “posse” da pessoa. Isso acontece quando o córtex pré-frontal está em hipofuncionamento como no caso do TDAH.O sistema límbico readquire equilíbrio quando o córtex pré-frontal é ativado e restabelece seu funcionamento normal.
As características presentes são: Visão negativa dos eventos e aumento do pensamento negativo,mau humor,irritabilidade,depressão,baixa energia,insatisfação,sentimentos de tristeza, falta de esperança no futuro,interesse pelo outro