TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E/OU HIPERATIVIDADE

2859 palavras 12 páginas
UNICID - UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

Curso: Pós Graduação em Educação Inclusiva

COMO IDENTIFICAR E INCLUIR CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E/OU HIPERATIVIDADE (TDA/H) NAS ESCOLAS

RESUMO: Este artigo científico aborda o que é o TDA/H (Transtorno do Déficit de Atenção e/ou,Hiperatividade), Problemas Associados (Comorbidades), O TDA/H e o Educador. Tendo como objetivo mostrar aos educadores como identificar um aluno com esse transtorno, quais os passos que esse educador deve seguir para incluir esse aluno na escola e conseqüentemente a sociedade..

Palavras-chave: Hiperatividade; Transtorno; Inclusão; Escola.

1 INTRODUÇÃO O TDA/H, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é um transtorno neurobiológico que acomete 5% das crianças. Começa precocemente e pode acompanhar a pessoa até a vida adulta. Possui sintomas de desatenção, hiperatividade ou inquietude e impulsividade. É evidente que esses sintomas não são específicos, quer dizer, podem ser encontrados numa grande variedade de outros transtornos, como também fazem parte da vida psíquica normal, em alguns momentos.

É herdado geneticamente, mas os genes não explicam tudo, como a maioria das doenças em medicina. Quando você tem uma grande vulnerabilidade genética, ou seja, os seus genes têm um grande impacto, nem é preciso ter um ambiente tão desfavorável para você ter o resultado final o TDA/H. Quando a sua vulnerabilidade genética é menor, você tem menos predisposição, é preciso ter um ambiente muito mais desfavorável para chegar aquele mesmo resultado. Então significa que se uma criança tem o pai ou a mãe portadores do TDA/H, ela tem uma predisposição para desenvolver o TDA/H, agora se o meio em que ela vive não for adequado, como uma família desestruturada, ou uma escola com o ambiente inadequado ela terá mais possibilidades de desenvolver o TDA/H.

Este problema é tão sério que

Relacionados

  • Tdh transtornos de deficit de atençao e hiperatividade
    4024 palavras | 17 páginas