Transtorno De Conduta
DE CONDUTA
O que é ?
Basicamente consiste numa série de comportamentos que perturbam quem está próximo, com atividades perigosas e até mesmo ilegais.
Esses jovens e crianças não se importam com os sentimentos dos outros nem apresentam sofrimento psíquico por atos moralmente reprováveis. Assim o comportamento desses pacientes apresenta maior impacto nos outros do que nos próprios.
O transtorno de conduta é uma espécie de personalidade anti-social na juventude. Como a personalidade não está completa, antes dos dezoito anos não se pode dar o diagnóstico de personalidade patológica para menores, mas a correspondência que existe entre a personalidade anti-social e o transtorno de conduta é muito próxima.
O transtorno de conduta é freqüente na infância e um dos maiores motivos de encaminhamento a psiquiatria infantil.
Sintomas
Agressão, destruição, fraude ou roubo e violações graves das regras estabelecidas
AGRESSIVIDADE: ações e/ou gestos com frequência cujo o objetivo é fazer o mal, geralmente as vitimas são pessoas que tentam evitar o individuo que sobre com o transtorno.
VIOLÊNCIA: forma extrema de agressividade, com consequências maiores que requerem acompanhamentos clínicos e jurídicos, para os indivíduos envolvidos.
Subtipos possíveis
O primeiro, com base na idade de início do transtorno, é o Tipo com Início na
Infância que, geralmente, ocorre com crianças menores de dez anos, em sua grande maioria do sexo masculino. Demostram-se agressivos, dificuldade de se relacionar e, caso não tratem durante a infância, estão propensos a desenvolver na idade adulta o Transtorno de Personalidade Antissocial.
E o outro é o Tipo com Início na Adolescência. Os sintomas estão ausentes antes dos dez anos de idade, em sua maioria são do sexo feminino, estão menos propensos à agressividade e possuem bons relacionamentos.
Geralmente, não desenvolvem o Transtorno de Personalidade Antissocial.
Esses subtipos podem diferenciar-se de acordo com o caráter