Transportes do alcool
Se o estado de São Paulo utilizasse a hidrovia Tietê-Paraná, o custo de transporte de etanol seria 8 vezes mais barato em comparação ao rodoviário. Além de reduzir custos ambientais, uso de combustível fóssil, e gasto maior de tempo. O impacto ambiental em comboios fluviais é três vezes menor.
Na hidrovia seria necessário a criação de quatro rotas com terminais distribuidores onde o álcool seria transportado por duto até a refinaria de Paulista (SP), e posteriormente levados para os portos de São Sebastião (SP) ou Ilha Grande (RJ).
Para escolher o modal de distribuição de um produto é necessário avaliar o custo referente à veículos, capital, seguro, tripulação, manutenção e reparo, administração, combustível, uso da via, porto e terminal.
A produção brasileira de etanol tem um custo muito competitivo, porém tão logo, outras nações que importam o nosso etanol, exigirão selo de qualidade ( produto e ambiental) para continuar importando, e diminuir custos e impactos ambientais no fluxo de transporte é uma das alternativas par manter o etanol atrativo em nível de preço e de imagem ambiental, sendo um combustível limpo inserido num mercado sustentável e que mitigue o aquecimento global.
É necessário identificar as principais vantagens competitivas das alternativas de transporte por região produtora e analisar os grandes derivados do transporte por dutos e pela hidrovia no escoamento da produção de etanol até os