As cinco maiores religioes do mundo
Segundo Emile Durkheim (2006) define a religião como um “sistema unificado de crenças e praticas referentes a coisa sagradas”. Na sua opinião, a religião envolve um conjunto de crenças e de raciocínio. Durkheim argumentou que as crenças religiosas diferenciam determinados eventos transcendentais e o mundo quotidiano.
No mundo existe uma diversidade imensa de crenças e praticas religiosas. No geral, cerca de 85% da população mundial adere a alguma religião, somente cerca de 15% não e religiosa. Entre as principais religiões do mundo, classificam-se em cinco Cristianismo, Judaísmo, Hinduísmo, Budismo e Islamismo.
O Cristianismo, que é considerada a maior de todas com cerca de 2.107.000.000. É uma religião monoteísta, ou seja, aquela que defende a existência de uma única divindade e também se baseia nos ensinamentos e vida de Jesus de Nazaré.
Outra que preserva um grande número de fiéis é o Islamismo, que possui em média 1.290.000.00 seguidores, sendo considerada a segunda mais praticada no mundo.
O Hinduísmo é a terceira maior do mundo com aproximadamente 852.000.00, entretanto é considerada a mais antiga religião do mundo. Se baseia em textos como os Puranas, os Vedas, Ramayama e o Mahabharata.
A última para completar a lista das cinco maiores religiões do mundo é o Budismo. Esta tem aproximadamente 375.450.000 seguidores, é uma religião em que a filosofia se baseia na vida de Buda, o nome dado ao mestre religioso dessa crença.
JUDAÍSMO
É reconhecida como a primeira religião monoteísta da humanidade e cronologicamente a primeira das três religiões oriundas de Abrãao, junto com o cristianismo e o islamismo.
O judaísmo acredita em um Deus único, onipotente e onisciente, que criou o mundo e os homens. Esse Deus fez um pacto com os hebreus, tornando-os o seu povo escolhido, e prometeu-lhes uma terra chamada Canaã.
O judaísmo possui fortes características étnicas, nas quais nação e religião se mesclam.
História dos judeus: Segundo a Bíblia,