Transporte marítimo
Características
O transporte marítimo é o transporte aquático que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros.
Este é o modal mais utilizado no comércio internacional. No Brasil responde por mais de 90% do transporte internacional.
Os portos desempenham um papel importante como elo entre os modais terrestres e marítimos. Tem uma função adicional de amortecer o impacto do fluxo de cargas no sistema viário local, através da armazenagem e da distribuição física.
O transporte marítimo pode englobar todo o tipo de cargas desde químicos, combustíveis, alimentos, areias, cereais, minérios a automóveis e por ai adiante. A carga chamada carga geral é transportada em caixas, paletes, barris, contentores etc.
Vantagens
- Maior capacidade de carga;
- Qualquer tipo de carga;
- Menor custo de transporte;
- Competitivo para produtos com baixo custo de tonelada por quilômetro transportado;
- Tem segurança;
Desvantagens
- Distância dos centros de produção;
- Maior exigência de embalagens;
- Menor flexibilidade nos serviços aliados a freqüentes congestionamentos nos portos;
- Baixa velocidade;
- Disponibilidade limitada;
Espécies de Navegação
A teor do art. 18, do Regulamento para o Tráfego Marítimo – Decreto n. 87648, de 24.09.82, as principais categorias de navegação são as seguintes:
- Longo Curso: realizada entre os portos do Brasil e os estrangeiros.
- Grande Cambotagem: efetuada entre portos brasileiros e entre outros da Costa Atlântica da América do Sul, Antilhas e Costa Leste da América Central, exceto Porto Rico e Ilhas Virgens.
- Pequena Cambotagem: compreende a costa brasileira, sendo que a embarcação não se afasta mais de 20 milhas da costa e faz escalas em portos que não excedam de 400 milhas.
- Alto Mar: navegação fora da visibilidade da costa.
- Costeira: ocorre nos limites da visibilidade da costa.
- Apoio Marítimo: acontece entre os portos ou terminais marítimos