Administracao de capital de giro
Uma das etapas importantes na concessão de crédito por parte de empresas financeiras é a análise das demonstrações contabeis da empresa. Obtendo através desta análise o perfil economico-financeiro da empresa com base nas operações do passado e projetar qual a capacidade de pagamento no futuro.
A análise financeira da empresa esta dividida em análise financeira, com base nos dados do Balanço Patrimoinal e análise economina, com base nos dados que constam na Demonstração de Resultado do exericio.
A análise de balanços pode ser interna, ou seja, realizada com informações obtidas dentro da empresa e externa, com base somente nas demonstrações financeiras publicadas.
A primeira etapa de análise de uma empresa é a elaboração da análise veritical e horizontal. Além desta análise, existem uma série de índices a serem utilizado no estudo da situação economica financeria de uma empresa.
Basicamente como objetivo da análise, temos:
- empréstimos de curto prazo - que determinam o nível de liquidez da empresa
- empréstimo de longo prazo – capacidade de geração de lucros dos ativos
- investidores – lucrativada da empresa a longo prazo.
Esta análise poderá ser realizada de forma comparativa(comparação com índices de empresas autantes em um mesmo período) ou temporal(análise de diferentes tipos de índices.
Os prinicipais indices financeiros são:
- índice de liquidez – avalia a capacidade da empresa em fazer frente a compromissos de curto prazo. O índice de liquidez se divide em liquidez corrente, seca e imediata.
Além destes índices temos os índices de administração do ativo, que são:
- rotação do estoque – mede o numero de vezes que o estoque completa o ciclo entre produção e venda;
- rotação do contas a receber – mede o numero de vezes em que as vendas se transformam em contas a receber.
- rotação do contas a pagar – mede o numero de vezes em que as compras se transformam em congas a pagar.
-