Transporte Ferroviário
O transporte ferroviário é uma das maneiras mais eficiente e barata de se transportar grandes materiais. Além de ser um dos transportes mais antigos que é utilizado dês de antes de cristo, por volta do século 6.
Importância do Transporte
O transporte é muito importante principalmente dentro da Logística que em sua cadeia é o que facilita as trocas comerciais e o crescimento económico. Também é um transporte com alta capacidade de carga e energeticamente eficiente. Portanto o meio de transporte não é perfeito e possui algumas desvantagem e entraves que são:
Desvantagens
Fraca flexibilidade, Limitações da rede, itinerários fixos, implicando o transbordo de passageiros e mercadorias. Os elevados investimentos na construção e manutenção das linhas férreas. Este fato também explica que sejam os países desenvolvidos os que têm maior densidade de vias férreas, elevando investimentos na manutenção e construção dos equipamentos e de infra estruturais. Necessidade da conjugação com outros modais de transporte para alcançar o destino final da carga, custos e riscos de manuseio nos transbordos, grande risco de roubos.
Entraves
Além de que ultimamente, o transporte ferroviário brasileiro registrou um relativo incremento, pois, mesmo diante desses resultados positivos , o desempenho e a eficiência das ferrovias nacionais são afetados por diversos fatores. O excesso de invasões de domínio reduzem a velocidade comercial de 40 km/h que vai até 5 km/h. além de possuir 12.289 cruzamentos , desses 2.569 são considerados críticos 276 prioritários.
Características do Transporte
Além de ser o maior da América Latina em termos de carga transportada, atingindo 162,2 bilhões de toneladas por quilômetro útil em 2001. O transporte se caracteriza por:
Sua capacidade de carga
Eficiência elétrica (principalmente em casos de grandes deslocamentos em relação a distância)
Maior segurança comparado ao sistema rodoviário As principais cargas do sistema