transporte ferroviário no Brasil
Atualmente, as empresas buscam aprimorar seus processos buscando ter um diferencial competitivo. Mantendo essa linha de
1.2 Objetivo O estudo terá como objetivo mostrar a importância do modal ferroviário considerando a movimentação de cargas e os principais benefícios gerados, analisando qual o cenário atual logístico de transporte de cargas no Brasil.
1.3 Justificativa
1.4 Metodologia Para o desenvolvimento do trabalho será realizada pesquisa em sites, trabalhos acadêmicos, revistas especializadas e
2 BREVE HISTORICO O primeiro trem a circular no Brasil foi puxado por uma locomotiva chamada Baronesa. Foi percorrida uma distância de 14,5 km e bitola de 1,68m,entre o Porto de Estrela, situada na Baía da Guanabara e de Raiz da Serra, em direção à cidade de Petrópolis (RJ),onde mais tarde foi chamada de Barão de Mauá. O Barão de Mauá foi o responsável pela construção dessa ferrovia por uma concessão dada pelo príncipe regente D. Pedro II. A ferrovia ficou conhecida por Estrada de Ferro Petrópolis ou Estrada de Ferro Mauá. A estação ferroviária localizada no Centro do Rio de Janeiro hoje leva o nome de Barão de Mauá.
A segunda ferrovia inaugurada no Brasil foi a Recife-São Francisco, quando correu o primeiro tem até a vila do Cabo, em Pernambuco. Esta ferrovia, apesar de não ter atingido a sua finalidade que era o Rio São Francisco, ajudou a criar e desenvolver as cidades por onde passava, e constituiu o primeiro tronco da futura “Great Western”.
Um dos fatos mais importantes na história do desenvolvimento da ferrovia no Brasil foi a ligação Rio-São Paulo, que uniu duas das mais importantes cidades do país.
O Governo Vargas, no final da década de 1930, iniciou processo de saneamento,reorganização das estradas de ferro e promoção de investimentos, pela encampação de empresas estrangeiras e nacionais, inclusive estaduais, que se encontravam em má situação financeira. Assim, foram incorporadas ao patrimônio da União