transporte de membranas
FISIOTERAPIA 1ª Fase Acadêmica:
São José, 2013/1
Transporte de membranas
Introdução
Graças, a presença de certas estruturas, como envoltórios celulares, a composição química da matéria viva se mantém relativamente constante ao longo da vida de um organismo. Esses envoltórios são capazes de promover um relativo isolamento da célula em relação ao meio em que ele vive e selecionar as substâncias que devem entrar ou sair dela, de acordo com suas necessidades básicas a vida.
Em todas as células, procariotas e eucariotas, as funções de isolamento e seleção das substâncias são executadas por um envoltório denominado membrana plasmática.
Ao longo desse trabalho exploraremos mais a fundo a importância desse envoltório celular.
Membrana plasmática
A célula viva e um compartimento microscópio isolado do ambiente por uma finíssima película denominada de membrana plasmática, constituída fundamentalmente por fosfolipídios e proteínas. A membrana permite a passagem de certas substancias através dela e impede a passagem de outras, mantendo o meio celular interno adequado as necessidades da célula.
Apesar de ser muito fina, cerca de 5 nanômetros de espessura a membrana plasmática e extremamente complexa e versátil, desempenhando inúmeras funções.
Estudos bioquímicos revelaram que os componentes mais abundantes das membranas celulares são os fosfolipídios e proteínas por isso costumam-se dizer que elas têm constituição lipoprotéica. Além desses componentes a membrana das