Transporte de membrana
Transporte pela Membrana Plasmática
Todas as células vivas são isoladas do meio externo pela membrana plasmática. Ela tem permeabilidade seletiva e é formada por fosfolipídios e proteínas. Os fosfolipídios formam uma bicamada lipídica na qual se encontram as proteínas, que podem atravessar essa bicamada (proteínas intrínsecas) ou apenas se aderirem a ela (proteínas extrínsecas), formando assim o Modelo Mosaico Fluído. Externamente, aderido à membrana, estão o glicocálix, açúcares responsáveis principalmente pelo reconhecimento celular.
Princípios do Transporte
Há diferenças entre a composição dentro e fora da célula. A distribuição de íons dentro e fora da célula é cotrolada por proteínas transportadoras e de canal na membrana e, em parte, pelas características de permeabilidade da própria camada.
Especializações da Membrana Plasmática
Uma vez que a membrana plasmática representa a superfície das células, em muitos casos essa superfície necessita de adaptações especiais, denominadas especializações da membrana. São elas: Microvilosidades: trata-se de diminutas expansões digitiformes na superfície celular, projetadas para o meio extracelular, ampliando, deste modo, a área de absorção da célula. São encontradas, por exemplo, nas células