Saude Ocupacional
Um SGSSO promove um ambiente de trabalho seguro e saudável através de uma estrutura que permite à sua organização identificar e controlar consistentemente seus riscos à saúde e segurança, reduzir o potencial de acidentes, auxiliar na conformidade legislativa e melhorar o desempenho geral.
Segurança e saúde ocupacional ou SSO é uma área multidisciplinar relacionada com a segurança, saúde e qualidade de vida de pessoas no trabalho ou no emprego. Como efeito secundário a segurança e saúde ocupacional também protege empregados, clientes, fornecedores e público em geral que possam ser afetados pelo ambiente de trabalho.
Gestão de segurança e saúde ocupacional[editar]
A gestão da segurança e saúde ocupacional pode ser definida como um conjunto de regras, ferramentas e procedimentos que visam eliminar, neutralizar ou reduzir a lesão e os danos decorrentes das atividades.
A gestão de SSO pode fazer parte de um Sistema de Gestão (Gestão da Qualidade). Atualmente, os Sistemas de Gestão de SSO estão baseados em normas internacionais, tais como OHSAS 18001 e BS-8800.
Uma das principais ferramentas dessa gestão é a gestão de riscos, que atua através do reconhecimento dos Perigos e da classificação dos Riscos (Risco Puro).
O gerenciamento de riscos em segurança é a essência da segurança corporativa, que atua no sentido de reconhecer as ameaças e saber que o risco pode ser diminuído, contido ou controlado.
Baseia-se na metodologia de gerenciamento de riscos, que tem seus primórdios e base conceitual na área financeira, e é um instrumento de gestão em finanças.
O risco[editar]
Entende-se como risco a probabilidade de ocorrência de um evento desfavorável. É um conceito “multifacetado” que abrange diversos vetores, entre eles citamos: risco de