Transporte de membrana
1) Sendo o interior da bicamada lipídica hidrofóbico, a membrana tem o caráter de impedir que a maioria das moléculas solúveis em água a atravessem. Mas como a membrana sobrevive então, se quase todos os componentes necessários para sua estrutura são polares?
R– Mesmo a membrana tendo essa natureza hidrofóbica em seu interior, várias moléculas que tem interação com a água são capazes de atravessar a membrana, garantindo seu crescimento e sobrevivência. As células devem transportar para o seu interior nutriente (açúcares e aminoácidos) e ejetar resíduos (CO2).
2) Em que grau de importância se classifica a participação das proteínas de transporte de membrana dentro das células em relação a sua estrutura e qual a sua contribuição para a membrana plasmática?
R– Tais proteínas desempenham o papel importantíssimo de selecionar substâncias ao longo da membrana propiciando corredores especiais para essa seleção. Ela é de dois tipos: carreadora– desloca pequenas substâncias de um lado a outro da membrana mudando a sua conformação e as canais– que propicia a passagem de solutos por difusão e só permite a passagem de íons de cunho orgânico para dentro da célula, por isso são chamadas, canais iônicos.
3) Como se expressam as concentrações iônicas que satisfazem a composição de uma célula e quais são os componentes que a constitui?
R– A célula possui uma grande disparidade em relação a sua composição de íons intra e extracelularmente. Essa diferença é essencial para a realização de atividades celulósicas e para a sua sobrevivência. Os íons inorgânicos que a compõe são: Na+, K+, Ca2++, Cl- e H+ –solutos presentes em abundância no meio celular.
4) Explique a função dos transportadores e suas particularidades.
R– Os transportadores têm papel fundamental na movimentação da maioria das moléculas orgânicas pequenas, com exceção das moléculas hidrofóbicas e moléculas não carregadas, pois essas passam livremente pela membrana por