Transporte Aéreo
PRONATEC
CURSO técnico em logística
Relatório Transporte Aéreo
Os primeiros transportes aéreos que surgiram foram os balões de ar quente e balões a gás, mas eram muito perigosos, pois muitas vezes ao aterrissarem pegavam fogo. O Conde alemão, Ferdinand Zeppelin, inventou o Zepelim em 1900, um enorme dirigível feito de metal e cheio de hidrogênio. Em 1902, os irmãos Wright criaram um avião primitivo que não voava sozinho era impulsionado por uma catapulta no momento do vôo.
Em 1906, Santo Dumont criou o aeroplano “14-bis”, o qual foi o primeiro avião a levantar vôo e tinha capacidade para um tripulante. O modelo, sem auxílio de dispositivos, percorreu 60 metros, durante sete segundos, a uma altura de aproximadamente dois metros.
Não muito depois de ter sido inventado, o avião passou a ser usado para serviços militares. O primeiro país a usar aviões para propósitos militares foi a Itália, cujos aviões atacaram posições no Oriente Médio durante a Primeira Guerra dos Bálcãs, realizando o primeiro bombardeio de uma coluna inimiga na história, em 1 de
Novembro de 1911. Porém, a primeira guerra a usar os aviões em missões de defesa, ataque e de reconhecimento foi a Primeira Guerra Mundial.
Entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, foram anos nos quais a tecnologia de aeronaves se desenvolveram bastante. Rápidos avanços foram feitos no desenho de aviões. Os aviões pararam de serem feitos de madeira para serem construídos com alumínio. Os motores das aeronaves foram melhorando bastante, com um notável aumento da potência.
Durante a década de 1920, várias linhas aéreas foram estabelecidas na Europa e nos Estados Unidos. Tais companhias usavam primariamente aviões usados na Primeira Guerra Mundial, para carregar cargas e passageiros, mas as aeronaves eram muito barulhentas.
Na década de 1930, várias melhorias técnicas possibilitaram a