karl marx
Para Marx, o homem é o primeiro ser que conquistou certa liberdade de movimentos em face da natureza. Através dos instintos e das forças naturais em geral, a natureza dita aos animais o comportamento que eles devem ter para sobreviver. O homem entretanto, graças ao seu trabalho, conseguiu dominar em parte, as forças da natureza, colocando-as a seu serviço.
"Como criador de valores de uso, como trabalho útil, é o trabalho, por isso, uma condição de existência do homem, independente de todas as formas de sociedade, eterna necessidade natural de mediação do metabolismo entre homem e natureza e, portanto, da vida humana."
Karl Marx participou de diversas organizações clandestinas com operários e após participar do movimento revolucionário de 1848 na Alemanha, mudou-se definitivamente para Londres. Lá publicou em 1852 O 18 Brumário De Luís Bonaparte, obra que faz uma análise de todo o golpe de estado de Napoleão III. Já em 1859 publicou Contribuição à crítica da economia política, e oito anos após este, foi a vez de publicar o primeiro volume de O capital, sua obra mais importante, cujo tema é economia, com abordagem sobre o sistema capitalista. Neste livro, aponta estudos sobre o acúmulo de capital e mostra que a classe dos capitalistas fica cada vez mais rica à custa dos operários, que cada vez mais empobrecem.
Marx ainda voltou à atividade política, mas algum tempo depois retirou-se para se dedicar integralmente à continuação de O capital. Karl Marx morreu no dia 14 de março de 1883 em Londres. Seus segundo e terceiro volumes foram somente em 1885 e 1894, respectivamente, por Engels.
Os pensamentos de Karl Marx sobrevivem até hoje, mesmo em um mundo extremamente capitalista.
Frases e pensamentos
“A história da sociedade até aos