Transportes aereos
Transportes Aéreos – Meios de Transporte Aéreos e o Turismo
Introdução O Transporte Aéreo
A evolução do transporte aéreo exerceu uma influência decisiva no turismo internacional no decurso das últimas quatro décadas, tendo-se afirmado como meio de transporte acessível a vastas camadas da população, sobretudo com o desenvolvimento dos voos fretados (charter flights) a partir dos anos 60 e com a desregulamentação a partir de 1978.
O desenvolvimento dos voos fretados (charter) é um dos grandes responsáveis pelo crescimento contínuo da procura do transporte aéreo e pela emergência de novas formas de turismo através dos pacotes de viagens. À medida que a tecnologia foi avançando, melhorou a eficácia e a rendibilidade dos aviões, possibilitando aos operadores turísticos a redução dos preços e a abertura de mercados mais distantes. Assim, desenvolveram-se muitos centros turísticos em diferentes regiões do mundo graças ao estabelecimento de serviços aéreos adequados.
Evolução do Transporte Aéreo
A acelerada evolução do transporte aéreo (com um crescimento médio anual de 5% a partir de 1959) e o seu alargamento a todos os pontos do globo provocou importantes transformações no turismo. A sua influência operou-se a vários níveis mas principalmente nos seguintes aspectos:
a) Planetarizou o turismo porque permitiu a passagem do turismo regional para o turismo intercontinental. Antes da aviação os transportes intercontinentais eram efectuados por barcos (os transatlânticos) de grande porte que demoravam vários dias a chegar ao seu destino o que desencorajava as viagens de recreio. O avião substituiu os barcos que faz o mesmo trajecto em apenas algumas horas;
b) Massificou o turismo dos países longínquos. A dificuldade de acesso não permitiu, durante muitos anos, que os destinos distantes se desenvolvessem turisticamente, mas as facilidades introduzidas pelo transporte aéreo levaram a que seja em relação a eles que a procura mais