Transporte Aéreo
História
A partir da Segunda Guerra Mundial a aviação comercial assistiu a um grande desenvolvimento, transformando o avião em um dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto mundial.
O transporte aéreo foi o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo, ao percorrer rapidamente longas distâncias.
Rápido, cômodo e seguro o avião suplantou outros meios de transporte de passageiros a médias a longas distâncias.
O transporte aéreo é o modal de transportes que consiste em transportar mercadorias (cargas) e/ou pessoas através de aeronaves (tráfego aéreo).
Transporte Aéreo
O transporte aéreo é baseado em normas da Associação de Transporte
Aéreo Internacional (IATA - International Air Transport Association). A associação das empresas aéreas na IATA não é obrigatória. A IATA representa as companhias aéreas e estabelece tarifas máximas fixadas anualmente, com base nas rotas e nos serviços prestados.
Os principais intervenientes no transporte aéreo são as empresas de navegação aérea, os agentes de carga, e também a Infraero, que detém o monopólio da administração dos aeroportos e seus armazéns de carga no Brasil.
Características
Ideal para o envio de mercadorias com pouco peso e volume;
Eficácia comprovada nas entregas urgentes;
Acesso a mercados difíceis de serem alcançados por outros meios de transporte;
Redução dos gastos de armazenagem;
Agilidade no deslocamento de cargas;
Maior rapidez;
Facilidade e segurança no deslocamento de pequenos volumes;
Diminuição de custos das embalagens;
Crescente aumento de frotas e rotas;
Vantagens
Principais vantagens:
os fretes internos são normalmente menores pela localização dos aeroportos; para o exportador: facilita a aplicação de uma política mais agressiva de just in time , com redução de custos de capital de giro e diminuição de estoques.
ideal para transporte de produtos perecíveis, de