Transporte através da membrana plasmatica
CURSO: FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
PROFESSOR: HALMISSON D’ ÁRLEY
Relatório de Aula Prática
(Transporte através da membrana plasmática)
Caxias – MA
2013
INTRODUÇÃO
Sabe-se que a membrana plasmática, é responsável pelo controle de entrada e saída das substancias, constituída por lipídeos e proteínas (lipoproteica). A membrana pode ser: permeável, semipermeável e impermeável. A permeabilidade celular é o processo que controla a entrada e saída de substancia na célula, necessárias a realização de seus fenômenos vitais.
Osmose: é um processo que a água passa entre dois meios de concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável. Neste processo a água passa por meio hipotônico para o meio hipertônico. A força responsável por esse processo é denominada de pressão osmótica, onde é a pressão que a solução exercer sobre o líquido. * Meio Isotônico é quando a célula e o meio estão em isotônica, ou seja, a velocidade das substâncias que entram é igual a das substâncias que saem. * Solução hipertônica é a solução em que a concentração de soluto "x" é maior que a concentração "y" de uma outra solução, separada da solução "x" por uma membrana semipermeável. * Solução hipotônica é a solução que apresenta menor concentração de solutos do que outra solução que se encontra separada da primeira por uma membrana semipermeável. Pela osmose, o solvente tem tendência a passar do meio hipotônico para o meio hipertônico.
A osmose ocorre em vários sistemas da natureza. Nas células do corpo humano, a osmose é um processo de extrema importância. A concentração de sais nas células, por exemplo, é controlada pelo sistema de osmose. Como não ocorre gasto de energia, a osmose é considerada um tipo de transporte passivo.
O sangue pode ser considerado como uma mistura contendo alguns componentes ditos essenciais para a nossa sobrevivência. Entre estes componentes, destacam-se as