Relatorio 12 - Membrana Plasmática, Transporte através da Membrana e movimento celular
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PRÁTICAS DE BIOLOGIA CELULAR
12º Relatório de atividade prática: Membrana Plasmática, Transporte através da Membrana e movimento celular.
Daniela Fernandes 585815
Joseane Silva 585939
Mariana Doenha 585734
Rayane Maciel 610798
São Carlos 2014
1 INTRODUÇÃO
Membrana Plasmática
Na década de 1970, os pesquisadores Singer e Nicolson propuseram um modelo de membrana plasmática que é o mais aceito até os dias de hoje e é denominado Modelo do Mosaico Fluido. Um mosaico é uma estrutura composta por diversas peças justapostas, ou seja, uma colocada do lado da outra. Assim, segundo os cientistas, é a membrana plasmática. Ela seria formada por duas camadas de lipídeos (lipídica), onde estão “encaixadas” moléculas de proteínas. As proteínas não teriam posição fixa e sim, deslocar-se-iam ao longo dessa estrutura. Por isso, a denominação de mosaico “fluido”, já que as estruturas possuiriam movimentos livres.
As principais moléculas de gordura (lipídeos) que compõem a bicamada lipídica de células eucariotas são os fosfolipídios e o colesterol. Os fosfolipídios têm a função de manter a estrutura da membrana e as moléculas de colesterol aumentam as propriedades de barreira da bicamada lipídica, pois diminuem a fluidez das moléculas na bicamada. Uma camada menos fluida torna-se menos permeável, diminuindo a entrada e saída de substancias da célula.
A capacidade de uma membrana de ser atravessada por algumas substâncias e não por outras define sua permeabilidade. Em uma solução, encontram-se o solvente (meio líquido dispersante) e o soluto (partícula dissolvida). A Membrana Plasmática é seletivamente permeável, ou seja, permite a passagem do solvente e de alguns tipos de soluto.
A passagem aleatória de partículas sempre ocorre de um local de maior concentração para