Esquadrias revestimentos
APÓS ESTUDAR ESTE CAPÍTULO; VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE:
• Escolher o tipo ideal de esquadrias verificando as suas vantagens e desvantagens;
• Nivelar e colocar no prumo os batentes;
• Especificar corretamente o tipo de fixação dos batentes nas alvenarias e/ou estruturas;
• Especificar as ferragens adequadas para cada tipo de esquadria de madeira
As esquadrias são componentes da edificação que asseguram a proteção quando a penetração de intrusos, da luz natural e da água. Com a sua evolução, as esquadrias deixaram apenas de proteger e adquiriram também o lugar de decoração de fachadas.
Os primeiros edifícios empregavam esquadrias de madeira, dado que a mão de obra era barata e o material abundante. Com a revolução industrial apareceram as esquadrias metálicas (ferro, ferro fundido, alumínio) as de P.V.C.
7.1 - ESQUADRIAS DE MADEIRA (CARPINTARIA)
A madeira é um material bastante utilizado para a confecção das esquadrias como as portas, janelas venezianas, caixilhos etc.
7.1.1 - Portas
Compõem-se de batente, que é a peça fixada na alvenaria, onde será colocada a folha por meio de dobradiças. A folha é a parte móvel que veda o vão deixado pelo batente e por fim a guarnição, que é um acabamento colocado entre o batente e a alvenaria para esconder as falhas existentes entre eles (Figura 7.1).
Figura 7.1 - Componentes das portas de madeira.
145
a) - Batente:
Em geral é de peroba rosa, canafístula, canela, angelim (comercial), podendo ser também da mesma madeira da folha (especial), tem espessura em torno de
4,5cm e largura variando com o tipo de parede: se meio tijolo de 14,0 a 14,5cm, se tijolo inteiro 26,0cm, chamado batente duplo. O batente é composto de dois montantes e uma travessa (Figura 7.4), que já devem vir montados para a obra.
Caso venha desmontado a sua montagem deve ser executada por profissional competente (carpinteiro).
Os batentes são assentados nos vãos deixados nas alvenarias. Estes vãos dependem do