Mecanismo de transporte através da membrana plasmática.
Aluno: Lucimar do Reis da Silva
Curso: 1º Período de fonoaudiologia.
Turma: vespetino
Tema: Mecanismo de transporte através da membrana plasmática.
Tema: Liquido cefalorraquidiano: definição, produção, função. Hidrocefalia implicações de sua alteração no campo fonoaudiólogos.
Livro (2010), WIKI CIENCIAS.
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
Mecanismo de transporte através da membrana plasmática.
A membrana plasmática é uma estrutura muito fina, que separa uma célula da outra, ela não pode ser visualizada nem nos melhor microscópio ópticos. Ela é vista apenas nos microscópio eletrônico. Toda célula viva possuem uma membrana de limitante, ou seja, que determina o seu limite no seu espaço, elas são capazes de controlar a entrada e saída de qualquer substancia ou hialoplasma (que tem aparência de vidro), por meio extracelular ou vice e versa.
As células possuem também outra s membranas entre elas o complexo de coligi e reticulo endoplasmático que delimita as estruturas internas. As membranas tem composição lipoproteica, ou seja, são formadas por gorduras e proteínas. As proteínas da membranas podem ser:
Proteínas transportadoras (carreadoras):
Que tem a função de mediar o transporte passivo e ativo, e carregar as moléculas especificas da membrana. e(açúcar, aminoácidos,nucleotides).
Proteínas de canal:
Elas formam poros hidrocefálicos, e são responsáveis pelo transporte passivo, ou seja, se o canal esta aberto as moléculas do tamanho apropriado podem passar.
A membrana plasmática possui uma camada biomolecular de lipídios, ou seja, suas moléculas são voltadas umas para as outras. As membranas são classificadas em categorias:
.Membrana plasmática: permite a passagem de solutos e solventes.
.Membrana impermeável: não permite a passagem de solventes e nem solutos.
.Membrana semipermeável: permite a passagem do solvente, e não permite a passagem do soluto.
.Membrana seletivamente permeava: ela permite