membrana
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Profª. Regina M. Rios
MEMBRANA CELULAR OU PLASMÁTICA (MP)
A Membrana plasmática (ou celular) (MP) tem cerca de 7 a 10 m de espessura e aparece, no microscópio eletrônico, como uma estrutura trilaminar formada por duas linhas escuras separadas por uma linha central clara. Esta estrutura trilaminar ocorre na MP e em todas as demais membranas celulares.
Funções da MP:
-A MP mantém constante o meio intracelular (MI), possui receptores (proteínas receptoras) para hormônios e outros sinais químicos e estabelece conexões das células umas com as outras e com a matriz extracelular. Muitas substâncias (como os hormônios) regulam a atividade da célula fixando-se em determinadas proteínas receptoras específicas presentes na MP. Desta maneira ativam ou inibem processos metabólicos.
-Intercâmbios: Através da MP se realizam as trocas entre a célula e o meio extracelular. A MP é uma barreira seletiva (permeabilidade seletiva);
A MP é uma fina membrana que limita e relaciona o interior da célula com o meio extracelular (ME). Como toda membrana biológica está constituída por lipídios e proteínas. Na MP são encontradas cerca de 50 classes diferentes de proteínas.
Os lipídios das MP são fosfolipídios: moléculas longas com uma extremidade hidrofílica e uma cauda hidrofóbica. As macromoléculas que apresentam esta característica de possuírem uma região solúvel em água (hidrofílica) e uma região insolúvel em meio aquoso, porém solúvel em lipídios são denominadas anfipáticas. Os fosfolipídios formam duas camadas lipídicas fluidas e contínuas, onde estão inseridas moléculas de proteínas; esta organização molecular da membrana é denominada MODELO DO MOSAICO FLUIDO.
Os fosfolipídios estão organizados com suas cadeias apolares ou hidrofóbicas voltadas para o interior da membrana, enquanto que as cabaças polares ou hidrofílicas