Transporte atraves de membranas
GABRIELA BERNARDES REZENDE FERREIRA
KARINA INEZ DE MELO
MAICON RAFAEL ROSA CARVALHO
RAUL MARTINS SILVA
TABATA ÓTERO DA SILVA PEREIRA
TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS ATRAVÉS DA MEMBRANA
Alfenas – MG
2012
SUMÁRIO
1 REFERENCIAL TEÓRICO 1
2 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 4
1 REFERENCIAL TEÓRICO
1.1 Definindo Membrana Plasmática
Todas as células procariotas e eucariotas apresentam na superfície um envoltório, a membrana plasmática, também chamada de membrana citoplasmática ou plasmalema.
Além de conter o citoplasma, essa membrana regula a entrada e saída de substâncias, permitindo que a célula mantenha uma composição química definida, diferente do meio extracelular.
1.2 A Estrutura da Membrana Plasmática
A espessura da membrana plasmática é da ordem de 75Å e, por isso, só pode ser observada com o auxílio da microscopia eletrônica, onde aparecem como duas linhas escuras separadas por uma linha central clara. Tal estrutura trilaminar também é comum às outras membranas encontradas na célula, sendo assim denominada unidade de membrana.
A membrana plasmática é tipicamente lipoprotéica, mas, além de lipídios e proteínas, também apresenta hidratos de carbono. Os lipídios mais comuns na membrana são os fosfolipídios, esfingolipídios e esteróides; a variedade de proteínas é muito grande.
O modelo teórico atualmente aceito para a estrutura da membrana é o do mosaico fluido, proposto por Singer e Nicholson. De acordo com o modelo, a membrana apresenta um mosaico de moléculas protéicas, que se movimentam em uma dupla camada fluida de lípides. A estrutura da membrana plasmática, segundo o modelo do mosaico fluido. Representação tridimensional mostrando a dupla camada de lipídios e as proteínas globulares. Moléculas de açúcares associam-se a proteínas e lipídios, formando, respectivamente, glicoproteínas e glicolipídios,