Transporte através da membrana
O transporte através da membrana possui importância fundamental no metabolismo celular, algumas células especializadas de mamíferos dedicam até dois terços do seu consumo energético metabólico aos processos de transporte de membrana. Devido ao seu caráter hidrofóbico a membrana celular promove uma permeabilidade seletiva à célula, impedindo ou dificultando a passagem certas substâncias (WALTER et all, 2006).
Essa permeabilidade é fundamental ao funcionamento da célula viva e á manutenção das condições fisiológicas adequadas no meio intracelular, para assim manter os processos vitais e a síntese de substâncias (ROBERTIS, 2003). Duas propriedades de uma molécula iram influenciar seu movimento através da membrana celular, são elas: o tamanho da molécula e a sua solubilidade em lipídeos ou polaridade. Substâncias muito pequenas ou solúveis em lipídeos podem, diretamente, atravessar a bicamada fosfolipídica. Enquanto que moléculas maiores e menos solúveis encontram maior resistência da membrana, sendo, muitas vezes, impedidas de cruzá-la (SILVERTHORN et all, 2003).
As proteínas constituintes da membrana possuem inúmeras funções, uma delas está relacionada com o auxílio prestado no transporte dessas moléculas incompatíveis com as propriedades seletiva da mesma (ROBERTIS, 2003). Há dois modos de classificar como as moléculas se movem através da membrana. Ele pode acontecer através da bicamada fosfolipídica ou com o auxílio de uma proteína de membrana. O gasto energético é outro critério o qual divide ainda mais esses processos. (SILVERTHORN et all, 2003).
Alem dessa divisam dos líquidos dentro em extra e intracelular a membrana presente nos compartimentos celulares, membranas das organelas como complexo de Golgi, mitocondria e outras, promovem uma compartimentalização do liquido interno da célula, promovendo a existência de diferentes meios dentro da própria célula. Como se pode ver, a membrana celular tem papel fundamental na diferença de concentrações