Transporte através da membrana.
Realizou-se, separadamente, algumas análises em misturas de soluto (água destilada) e solventes (Azul de bromotimol e azul de metileno), tendo como finalidade a constatação da permeabilidade entre eles, bem como a análise da osmose através da adição de Sal de cozinha (NaCl) em cavidade da Batata, comparando-os e catalogando as reações dos experimentos, com as bases didáticas vistas na referência bibliográfica utilizada.
I I. INTRODUÇÃO
Apresenta-se aqui, o relatório da aula prática realizada no laboratório de Biologia da FAMEC, que ocorreu em 01 de Setembro do ano corrente, na presença do professor Ivan Guimarães e da turma do curso de Enfermagem – Bacharel, 1º semestre 2010.2. Este relatório tem como objetivo principal, analisar e comentar os resultados obtidos a partir das reações observadas entre alguns solutos e solventes. Para melhor entendimento destas reações, iremos abordar alguns assuntos relevantes no que diz respeito ao Transporte Através da Membrana – Transporte Passivo ou por Difusão.
A membrana citoplasmática é constituída de um mosaico de moléculas protéicas incrustadas em uma bicamada de fosfolipídios de consistência fluídica. Esse modelo da membrana citoplasmática é conhecido como mosaico fluido. Os fosfolipídios são moléculas que possuem uma cabeça polar (hidrofílica) e outra apolar (hidrofóbica). Na presença de água as moléculas de fosfolipídios se organizam espontaneamente de modo que os componentes hidrofóbicos voltam-se para dentro da bicamada (cauda) e os hidrofílicos para a água (cabeça). Na bicamada estão espalhados vários tipos de proteínas com as mais variadas propriedades funcionais. Todas as membranas citoplasmáticas compartilham entre si, propriedades fundamentais, mas de acordo com o tipo de célula, possuirá atividades biológicas.
Membrana celular (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema)
É o envoltório que toda célula possui (define seus limites, e mantém as diferenças