transporte aquaviario
TÉCNICO EM LOGÍSTICA
AILTON RIBEIRO
ARILSON DIONE HAIME PEREIRA
GLEYCE FERREIRA PEREIRA
JÚLIO CEZAR DALMAGRO
WEDERSON BRANDINE ALVES
TRANSPORTE AQUAVIÁRIO
SÃO MATEUS - ES
2014
AILTON RIBEIRO
ARILSON DIONE HAIME PEREIRA
GLEYCE FERREIRA PEREIRA
JÚLIO CEZAR DALMAGRO
WEDERSON BRANDINE ALVES
TRANSPORTE AQUAVIÁRIO
Trabalho apresentado a Escola Técnica CEDTEC, para o Curso de Técnico em Logística, como avaliação parcial da disciplina de: Fundamentos da Logística sob a orientação da professora Izandra.
SÃO MATEUS - ES
2014
INTRODUÇÃO
O transporte aquaviário se dá pelo transporte de mercadorias ou pessoas pelas águas, tais como oceano, mares, lagos e rios. Esse transporte engloba tanto o transporte marítimo, utilizado como via de comunicação os mares abertos, como o transporte fluvial, usando lagos e rios.
Desde a antiguidade esse transporte vem aproximando regiões e civilizações. Num país como o Brasil, com extensa costa marítima e rico em bacias hidrográficas, o sistema aquaviario tem papel estratégico na integração regional.
Por suas características de transporte para grandes volumes e grandes distâncias, o sistema aquaviário agrega preservação ambiental e custos inferiores aos demais modais de transporte, além de possibilitar o comércio internacional de mercadorias. No Brasil, esse modal corresponde a 13,8% da matriz de cargas transportadas, incluindo o transporte fluvial, de cabotagem e de longo curso.
HISTÓRIA (SURGIMENTO E EVOLUÇÃO)
A navegação marítima nas épocas antiga, medieval e moderna, foi o mais importante meio de difusão comercial e cultural. Foi pelo mar que os portugueses descobriram novos mundos, que os vikings fizeram as suas conquistas e muito mais. A história do barco é tão antiga quase como a do homem, antes de trabalhar a pedra o homem descobre que um tronco suficientemente grande é