Transporte aquaviário
Resumo
O transporte é uma das principais funções logísticas, representando a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações. Sendo assim, este artigo aborda o transporte aquaviário/marítimo, já que não é muito explorado no Brasil. O artigo traz algumas características desse meio de transporte, como é utilizado atualmente, e alguns benefícios que podem ser melhor aproveitados com a consciência e expansão desse setor.
Também é comparado esse tipo de transporte na cultura brasileira e na cultura européia, que são líderes nesse assunto.
Fica evidenciado alguns problemas a serem discutidos, ou pelo menos lembrados, quando se fala nesse tipo de meio de transporte.
Palavras-chave: logística, transporte, marítimo, consciência, cultura.
1 Introdução
O transporte é uma das principais funções logísticas. Representa a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, podendo variar entre 4% e 25% do faturamento bruto, e em muitos casos, supera o lucro operacional. Em média, representa cerca de 60% das despesas logísticas. No Brasil, estima-se que esses custos estão na ordem de R$ 60 bilhões. Além dos custos, o transporte tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente.
As principais funções do transporte na Logística estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. A principal função é disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador, ou seja, atingir o objetivo logístico de disponibilizar o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível. Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental.
Muitas empresas brasileiras vêm buscando atingir tal objetivo em suas operações. Com isso, vislumbram na Logística, e mais especificamente na função transporte, uma forma de