Transporte aquaviario
Administração
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
TRANSPORTE AQUAVIÁRIO
Goiânia, novembro 2013.
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE GOIÁS
Administração
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
TRANSPORTE AQUAVIÁRIO
Aluno 1
Aluno 2
Aluno 3
Goiânia,
Novembro 2013.
Sumário
Introdução
Atualmente, os veículos aquaviários são os de maior capacidade unitária de transporte e os fluxos da modalidade representam cerca de 95% do comércio internacional, constituindo peça indispensável da economia mundial. O transporte aquaviário, aquático ou hidroviário consiste no transporte de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, via um corpo de água, tais como oceanos, mares, lagos, rios ou canais. O transporte aquático engloba tanto o transporte marítimo, utilizando como via de comunicação os mares abertos, como transporte fluvial, usando os lagos e rios. Como o transporte marítimo representa a grande maioria do transporte aquático, muitas vezes é usada esta denominação como sinônimo. Este modo de transporte cobre o essencial das matérias primas (petróleo e derivados, carvão, minério de ferro, cereais, bauxita, alumínio e fosfatos, entre outros). Paralelamente a estes transportes a granel, o transporte aquático também cobre o transporte de produtos previamente acondicionados em sacas, caixotes ou outro tipo de embalagens, conhecidos como carga geral.
1 Características do transporte aquaviário
1.1 Transporte aquaviário
O transporte aquaviário é o tipo de transporte hidroviário realizado nas hidrovias que são percursos pré- determinados para o trafego sobre águas para transporte de pessoas e mercadorias.
Dentro do âmbito de hidrovias podemos identificar as hidrovias de interior que são localizadas em rios, lagos navegáveis que receberam algum tipo de melhorias, sinalização, balizamento para que um determinado tipo de embarcação possa