Transporte Aquaviário
O homem foi capaz de conquistar o mundo depois que conseguiu dominar as águas do mar. As caravelas portuguesas são exemplo disso: foi preciso muito conhecimento para construí-las e sair ao mar, desbravando-o. Isso permitiu a descoberta de um novo continente e outro rumo para a história.
Os transportes aquáticos, aquaviários ou hidroviários foram renovados, como qualquer outro e podem ser marítimos (mares e oceanos), fluviais (rios) ou lacustres (lagos). Hoje, é possível desbravar o fundo do mar em um submarino, por exemplo. Existem barcos de muitos tamanhos para todo tipo de atividade, desde comercial a turística. Existem Várias vantagens em relação ao Modal de Transporte Aquaviário, como por exemplo: Maior capacidade de carga, Menor custo de transporte, Apesar de limitado às zonas costeiras, registra grande competitividade para longas distâncias. E também desvantagens: Necessidade de transbordo nos portos, Longas distâncias dos centros de produção, Menor flexibilidade nos serviços aliado a frequentes congestionamentos nos portos.
Tipos de Transportes Aquáviários
De uso militar: existem os porta-aviões, que servem de base aérea móvel com finalidades militares. Pode-se citar o submarino: submerso, ele não pode ser localizado facilmente por inimigos e pode carregar bombas muito potentes, além de servir para pesquisas científicas.
Navio petroleiro: é um grande navio, que serve para transportar petróleo. Ele consome diesel, tanto para se locomover quanto para abastecer a torre onde ficam as pessoas que trabalham no petroleiro. A parte que armazena o petróleo se encontra no convés do